5 conselhos para quem quer começar a trabalhar em home office

No post de ontem, recomendei que todos busquem uma segunda fonte de renda. Mas não cheguei a aprofundar nisso.

Por isso, hoje vou falar um pouco sobre as oportunidades de se trabalhar em home office.

É comum que, quando uma porta se feche, outras se abram. Acho que até existe um ditado falando sobre isso, mas não lembro direito como é.

Aliás, acho importante fazer um pequeno registro sobre o Projeto Atitude. Durante os últimos 12 anos, desde o nascimento do blog em 2008, o site sempre teve um foco em relacionamentos … como homens podem desenvolver suas habilidades sociais para se tornar mais confiantes e atraentes.

Estes temas não serão esquecidos.

Mas pretendo começar a falar de outros temas fundamentais em nossas vidas: saúde, empreendedorismo, produtividade e qualquer outro tema que seja útil para nossa comunidade.

Com isso fora do caminho … 

Hoje, quero falar sobre a busca de oportunidades para se trabalhar em casa.

De certa forma, acho que trabalhos de home office é a forma que muitos brasileiros começam a empreender.

Existem alguns trabalhos de baixa complexidade, com baixo custo inicial, que podem tranquilamente serem tocados de casa (alguns são até melhores que sejam tocados fora do escritório).

No meu caso, comecei a trabalhar dessa forma e, sou grande adepto de que mais e mais pessoas sejam capazes de serem donas do próprio nariz.

Mas sei que não é pra todo mundo.

É difícil a disciplina de trabalhar sem ter um chefe. É difícil quando temos várias distrações competinndo pela nossa atenção. É difícil a incerteza de saber se nosso trabalho dará algum resultado no final ou não.

Mas também é uma delícia … poder fazer o próprio horário, ter a liberdade de trabalhar na hora que queremos.

Se escolhemos fazer algo que nos motiva, esta é uma escolha que vale a pena.

Algumas recomendações que eu tenho, para quem busca oportunidades de trabalhar em casa:

1. No início, continue com seu trabalho principal.

Pode demorar um bocado até que seu plano B decole. Comece seu projeto empreendedor no seu tempo livre. Algumas pessoas podem ter resultado em poucas semanas, outras podem levar meses até ter um negócio lucrativo. O mais provável é que demore.

2. Tire proveito das habilidades que você já tem.

Se você é professor, pense se não pode ensinar sua matéria online. Se você presta algum serviço, é profissional liberal, talvez possa buscar clientes e atendê-los online.

Ou, se seu trabalho atual não permite uma transição tão simples assim, pense em hobbies ou interesses que você tem e que podem ser lucrativos. Quando comecei este site, por exemplo, começou como um hobbie e, meses depois, foi possível vender produtos relacionados.

3. Busque como outras pessoas estão lucrando.

Um conceito muito útil que aprendi é o conceito da modelagem. Que significa copiar exemplos que funcionam.

Se você quer ficar forte, faça os mesmos exercícios que atletas fazem.

Se quer ganhar dinheiro, veja exemplos de pessoas que tão usando poder da internet, redes sociais, para lucrar.

4. Tenha paciência.

Este aqui é importante. Não é porque não funcionou na primeira tentativa, que algo não funciona. Aliás, raros são os casos de novos empreendimentos que dão resultado já nos primeiros dias.

Por isso, se você precisa de fluxo de caixa rápido, continue com seu trabalho atual, faça o que você já está fazendo e encare o novo projeto apenas como um plano B. Pode ser que você precise de meses até que funcione.

5. Use um pouco de coragem.

Sei que não é fácil fazer algo novo. É preciso de um pouco de coragem pra colocar a cara em público … é preciso coragem pra vender algo ou mesmo para sair da zona de conforto.

Infelizmente alguns esperam se sentir confiantes antes de começarem. Mas não funciona assim. Primeiro você precisa de coragem para começar. A confiança vem com a ação – é a única forma de seguir em frente.


Provável que você já tenha algumas ideias pipocando na cabeça. Melhor coisa que pode fazer agora é escrever estas ideias.

Quando escrevemos, as ideias começam a ficar mais claras. Num primeiro momento, nada de se preocupar se é uma boa ideia ou não. Apenas bote tudo no papel … quanto mais ideias tiver agora, melhor!

Voltamos a falar disso.

Hasta la vista!

Grande abraço,

[elementor-template id="15890"]