5 dicas para vencer a timidez na paquera

O homem, sendo tímido ou não, sempre sente aquele frio na barriga antes de puxar assunto com a garota de quem está a fim. Todo mundo já passou por isso vez ou outra na vida.

Eu fui extremamente tímido por muito tempo, o que nunca ajudou muito com as mulheres. Aquela história de que “o tímido tem seu charme” é pura bobagem. Hoje ainda me considero introvertido, mas aprendi a lidar melhor com aquela ansiedade da aproximação.

Lembro de uma situação, alguns anos atrás, que eu estava interessado numa colega de sala. Pelas conversas que tínhamos na faculdade parecia que ela também estava a fim. Após algumas semanas tentando criar a coragem necessária para chamá-la para sair, descubro que ela tinha começado a sair com outro. Fiquei bem frustrado, especialmente comigo! Por que eu simplesmente não fiz o convite? Era tão simples!

Um estudo da faculdade de Windson, no Canadá, indicou que aproximadamente metade da população sofre com a timidez. Segundo o estudo, mesmo as pessoas mais extrovertidas têm pelo menos uma crise de timidez em algum momento durante a vida. Isso mostra que não estamos sozinhos! A timidez é mais comum do que pensamos, até mesmo com aquelas pessoas naturalmente mais extrovertidas.

Mas o que fazer para vencer a insegurança, especialmente na hora de falar com uma mulher? Neste artigo selecionei 5 exercícios práticos que vão ajudá-lo a vencer o medo de falar com uma mulher.

Exercício 1: Converse com estranhos

Conversar com as pessoas, especialmente aquelas que não conhecemos ou que não temos motivo algum para falar, parece muito estranho. Mas apesar disso é uma das melhores formas de melhorar a habilidade de conversação e se tornar mais sociável.

Ao fazer isso, quando chegar a hora de falar com uma garota, a conversa ocorrerá muito mais facilmente.

Ter um bom papo é um dos gatilhos da atração mais poderosos que o homem pode usar. Apesar de algumas pessoas naturalmente terem mais facilidade para conversar, essa é apenas mais uma habilidade social, que todos podem aprender. Se você quer se sentir mais confiante ao falar com as mulheres, comece falando com desconhecidos sempre que tiver uma oportunidade.

Inicie uma conversa enquanto estiver esperando na fila do supermercado, no balcão do bar, no ponto de ônibus, no restaurante durante o almoço. Somente para deixar claro: você pode praticar com qualquer pessoa, não importa se é homem ou mulher.

Exercício 2: Aprenda a ouvir “não”

Por mais interessante, inteligente, bonito e seguro que um homem seja, de vez em quando ele poderá levar alguns foras. Escutar um “não” é normal. Acontece comigo, com galãs do cinema e provavelmente acontecerá com você também. O que não podemos permitir é que isso abale nossa confiança.

Muitas vezes a rejeição não tem absolutamente nada a ver com o quão interessante somos. Entenda que há fatores externos que estão fora do nosso controle. A garota já pode estar emocionalmente envolvida com outro, ela pode não estar de bom humor naquele dia ou você pode simplesmente não ser o tipo de cara que ela busca. E tudo bem, bola pra frente.

Mas eu estaria sendo ingênuo se pedisse para você se aproximar de uma garota, ser rejeitado, e ir sorridente para próxima. Minha sugestão é que, mesmo não sendo a experiência mais prazerosa do mundo, você não leve a rejeição para o lado pessoal. Se você não se cobrar em ser o cara infalível, nem em permitir que um simples “não” mexa com sua sua confiança, com o tempo você começará a não se incomodar.

Exercício 3: Saia da zona de conforto

As pessoas adoram aquilo que é familiar ou que elas já estão acostumadas. Elas sempre saem com os mesmos amigos, frequentam os mesmos lugares, pedem o mesmo prato. Se aparece alguma novidade, especialmente aquelas que demandam algum tipo de adaptação, não há quem não torça a cara.

Eu também sou assim. Provavelmente você também prefere manter uma rotina e não há problema algum nisso. O incômodo aparece quando ficamos presos aos mesmos hábitos durante todo o tempo. Para crescermos precisamos explorar novas experiências, sair da nossa zona de conforto.

Viajar para um lugar novo, sair sozinho para um pub, tomar um banho gelado pela manhã. Apesar de não ter uma receita pronta para todos, essas são algumas sugestões que você pode considerar para sair da sua zona de conforto.

“A vida começa no final da sua zona de conforto.” —Neale Donald Walch, escritor norte-americano

Daí você deve estar se perguntando, “Que diabos isso tem a ver com vencer o medo de falar com uma mulher?”. Ao puxar assunto com a garota somos forçados, naturalmente, a expandir nosso padrão de comportamento. Especialmente se nunca falamos com ela antes. Daí o desafio é ainda maior. Sair da zona de conforto é, acima de tudo, experimentar o novo.

Exercício 4: Faça aquecimento social

Qualquer atleta, antes de entrar em campo, precisa se aquecer. Você pode usar o mesmo princípio para se preparar para falar com as garotas. Comece pegando leve.

Se conversar com a mulher mais atraente do bar parece intimidador, inicie devagar. Puxe um assunto rápido com outras mulheres, de forma despretenciosa e sem segundas intenções.

Para o aquecimento social recomendo que você se aproxime de uma mulher e faça um elogio. Você poderia dizer, “Sua bolsa é muito bonita”. Ou também, “Curti seu colar. Você me parece ter bom gosto.”. Enfim, pode ser qualquer elogio que soe sincero. Cuidado somente para não fazer nenhum elogio à aparência física da mulher ou qualquer comentário que possa ser confundido com cantadas. Existem algumas cantadas engraçadas que podem até ser usadas em outras situações, mas não é esse o nosso objetivo aqui.

Repita essas abordagens de aquecimento algumas vezes até que você se sinta mais seguro e confiante. No geral gosto de pelo menos três abordagens de preparação. Mas faça quantas achar necessário até que tenha conseguido controlar a ansiedade.

Exercício 5: Mude a fisiologia do seu corpo

Já sabemos que através da linguagem corporal é possível interpretar os sentimentos e emoções das pessoas. O que nós ainda não sabíamos é que o inverso também é verdadeiro. Ou seja, a fisiologia do nosso corpo pode alterar nosso estado mental. A psicóloga social Amy Cuddy demonstrou que bastam 2 minutos para que já se perceba redução do cortisol no corpo, que é conhecido como o hormônio do estresse.

Isso quer dizer que para aumentar sua confiança, basta você se comportar como uma pessoa confiante. Deixe-me explicar: se você posicionar seu corpo de forma relaxada e respirar calmamente, ainda que inicialmente você esteja inseguro, em pouco tempo você estará se sentindo melhor. Para entender como funciona isso, dê uma olhada no artigo Como turbinar sua confiança em apenas 2 minutos.

Segurança, decisão, carisma

Conversar com garotas desconhecidas, com uma confiança inabalável, é uma habilidade que poucos homens dominam. Especialmente se considerarmos que muitos caras precisam recorrer à ajuda do álcool para vencer a barreira da abordagem.

Nós não precisamos disso! Com os 5 exercícios que listei aqui você já tem um ponto de partida para superar o desafio que é puxar um papo com as garotas. E não apenas isso. Com um pouco de treino, você será capaz de fazer isso com segurança, decisão e carisma.

O que vem depois?

Saber exatamente o que fazer para atrair e conquistar uma mulher é uma arma poderosa que todo homem deveria ter.

Ainda assim, a maioria dos homens nunca saberá exatamente o que fazer para atrair uma mulher.

É por isso que gravei este vídeo.

Você verá quais são os gatilhos da atração mais poderosos para deixar uma mulher interessada em você…

Clique aqui para assistir

Você também aprenderá a usar um gatilho da psicologia social, extremamente poderoso, mas pouco conhecido.

Isso funcionará mesmo que você seja tão tímido que fica com as orelhas queimando só de falar “oi” pra uma garota…

Ou se você já tentou se aproximar dessa pessoa antes mas as coisas não saíram como você queria…

Eu não tô falando de tentar comprar a mulher com jantares, viagens ou presentes caros.

Muito menos se trata de decorar meia dúzia de cantadas prontas nem de tentar fazer joguinhos de manipulação que, alguns por aí juram, ter o poder de hipnotizar a mulher…

Ao contrário, o que você verá no vídeo é baseado em um estudo pouco divulgado da psicologia e da observação daqueles homens que, naturalmente, sabem despertar atração nas mulheres.

Continuar »

— Eduardo Santorini