O único conselho que você precisa para iniciar seu próprio negócio

Você quer começar seu próprio negócio? Busca inspiração de onde começar? Gostaria de ser dono seu próprio nariz?

Eu tava vendo as recomendações de um conhecido guru de empreendedorismo e fiquei chocado … ele falou várias e várias coisas que parecia que tava tentando convencer as pessoas por que elas não deveriam ter um negócio.

O que ele falava, era mais ou menos assim:

– “Faça uma estrutura detalhada do negócio, busque um investidor ou empréstimo para começar, busque uma boa localização, converse com um contador sobre a melhor estrutura, busque um advogado para ver a viabilidade do negócio, registre sua marca, veja quais alvarás são necessários…”

Fico feliz que, quando eu comecei meu primeiro negócio, as 21 anos, eu não dei ouvidos a nenhum desses conselhos.

Se eu seguisse estas recomendações, provável que hoje eu ainda estivesse recebendo meu contracheque e buscando como conseguir todos os alvarás pra funcionar.

Sei que, para alguns negócios, pode até fazer sentido começar com toda esta burocracia ou seguir as cartilhas dos livros de administração. Mas também sei que, maioria dos pequenos negócios de sucesso, que surgem todos os dias, não seguem nada disso.

Qual o segredo de um negócio bem sucedido?

Pra mim, só existe uma coisa que realmente faz a diferença:

Se você quer começar um negócio, precisa de apenas uma coisa: vender!

A melhor forma de descobrir se seu produto ou serviço é bom, é vendê-lo.

Se você consegue vender por um preço que te permita ter uma boa margem de lucro, só precisará trabalhar para ter um volume de vendas suficiente para manter o negócio funcionando.

Este é o essencial de qualquer negócio. O resto é detalhe, para fazer depois que as vendas são feitas.

Não estou dizendo que não deva se preocupar com outros detalhes burocráticos, administrativos, jurídicos ou seja lá o que seja … somente digo que tudo isso é uma distração quando você está apenas começando e precisa saber se seu negócio é viável.

Grande abraço,

[elementor-template id="15890"]