7 perguntas para fazer networking em eventos

Você provavelmente já sabe da importância de fazer networking quando vai a eventos. Para muitos, os intervalos de coffee break são até mais importantes do que as apresentações.

São nas conversas de corredor que você poderá fazer contatos estratégicos para sua carreira ou negócio.

Através dos seus contatos, você pode conseguir um novo emprego ou conhecer um parceiro estratégico que irá alavancar as vendas do seu negócio.

Mas, apesar de tantas vantagens, muitos acabam perdendo esta oportunidade. O motivo?

As pessoas não sabem como puxar assunto.

Sim, se aproximar de um completo estranho e começar uma conversa do lado é assustador pra quase todo mundo.

“Sobre o que podemos conversar?”

Próxima vez que tiver nesta situação, usei alguma das perguntas a seguir para puxar assunto.

1. “O que te trás aqui? Você você ficou sabendo deste evento?”

Esta é uma pergunta simples para quebrar o gelo inicial e mostra que você está interessado na outra pessoa. Não apenas tentando buscar formas de como ela pode te ajudar.

A resposta irá a te ajudar a continuar a conversa, sabendo um pouco mais sobre a pessoa e o que passa na cabeça dela.

Bônus: a pessoa provavelmente irá de fazer a mesma pergunta, o que te permitirá se apresentar.

2. “Como você se tornou X? O que te fez se interessar em trabalhar com X?”

Assim que você souber um pouco sobre a pessoa, esta é uma excelente forma de continuar a conversa. Demonstrar entusiasmo e interesse genuíno pela outra pessoa é a chave para criar uma boa impressão.

Esta pergunta te ajudará a criar uma conexão um pouco maior e, por ser uma pergunta aberta, a conversa pode se tornar bastante interessante, sabendo um pouco mais da história da pessoa.

3. “Me diz uma coisa … você que está por dentro do mercado de X, o que você acha de Y?”

Fazer uma pergunta específica sobre o mercado em que a pessoa trabalha é um truque de mestre. Todos nós somos especialistas em algo. Todos nós gostamos de dar nossa opinião sobre algo que dominamos.

Fazer uma pergunta mais específica, como essa, mostra que você presta atenção no mercado, sabe o que está acontecendo e mais importante, tem apreço pela opinião de seu interlocutor.

4. “Como funciona o processo seletivo para trabalhar na sua empresa?”

O objetivo de muita gente, ao fazer networking, é conseguir um trabalho ou parceria de negócio. Embora você não deva chegar e perguntar diretamente se tem alguma vaga aberta ou se ele pode te indicar para uma vaga … esta é uma pergunta indireta.

A pessoa vai te explicar como funciona e, muitas vezes, se ela sabe de alguma posição em aberto, poderá te dizer ou orientar sobre o que precisa fazer.

5. “Baseado na sua trajetória, que conselho você gostaria de ter ouvido no início da sua carreira?”

Boa pergunta para fazer a alguém mais experiente do que você. Muita gente não estará disposta a te apresentar alguém da lista de contato dela, mas estará mais do que feliz em compartilhar algum conselho.

Escute atentamente e busque tirar proveito do conhecimento e visão de mundo desta pessoa.

6. “O que você curte fazer, quando não está trabalhando?”

Aqui, é a oportunidade perfeita para enxergar um pouco da vida pessoal da pessoa. É uma oportunidade única de transformar um contato em conexão.

Veja também: 17 estratégias para fazer amigos na vida adulta, de acordo com a ciência

Você poderá descobrir coisas interessantes e curiosas sobre a pessoa. Poderá inclusive encontrar algum interesse mútuo, que permitirá dar prosseguimento ao contato, mesmo fora do ambiente profissional.

7. “Qual melhor forma da gente manter contato?”

De nada adianta você puxar assunto com todo mundo no evento e, quando voltar para casa não tiver como dar prosseguimento no contato.

Sempre que encontrar algum contato profissional, pergunte pela melhor forma de manterem contato. Alguns preferem trocar alguma rede social. Outros preferem o telefone.

Use o canal que a pessoa estiver mais confortável para manter o contato.

Grande abraço,

Eduardo Santorini

—Eduardo Santorini