≡ Menu

16 piores erros que os homens cometem na balada

Nas últimas semanas conheci algumas das melhores festas do Brasil. Você já deve ter ouvido falar da vida noturna em Florianópolis. A praia, as pessoas receptivas, as mulheres maravilhosas e a estrutura das casas formam a combinação perfeita para os solteiros.

O mais incrível foi perceber que mesmo nas melhores festas, cheias de mulheres incríveis, muitos homens terminavam a noite sozinhos. Bêbados, com uma conta gigantesca e tendo colecionado dezenas de tocos. Qual seria a explicação para isso?

Você poderia pensar que as mulheres não estavam a fim de conhecer ninguém, tinham saído apenas para dançar ou que as mulheres estavam apenas aproveitando a noite com as amigas. Salvo raras exceções, não era esse o caso. Mulheres não passam o dia todo se arrumando no salão, escolhendo as melhores roupas, horas fazendo maquiagem apenas para dançar ou passar tempo com as amigas. Embora poucas admitam, no fundo elas queriam sim conhecer alguém legal.

Observando o comportamento dos homens dentro da balada, consigo listar alguns dos deslizes mais comuns. Alguns desses erros podem parecer óbvios, mas ainda assim são cometidos a toda hora.

1. Precisar de álcool para iniciar conversa

Você não precisa beber para se divertir. Você não precisa de álcool ou qualquer outro tipo de droga para aumentar sua confiança para falar com as garotas. Aliás, na maioria das vezes, o álcool mais atrapalha que que ajuda, especialmente se você passar do ponto. Até um tempo atrás eu costumava beber de 2 a 3 doses de vodka. No entanto, mais recentemente decidi cortar o consumo de álcool completamente. Caso você beba porque aprecia a bebida, o momento de descontração com os amigos, ótimo. Só não faça disso uma necessidade para poder abordar garotas.

2. Iniciar uma conversa no momento errado

Observe por um instante como os homens fazem as abordagens numa balada. Já percebeu que muitos esperam a mulher sair do grupo de amigas ou começar a caminhar para iniciar a conversa? Se você puxar assunto quando a mulher estiver andando, dificilmente conseguirá fazê-la parar para conversar com você. Algumas vezes ela está apressada para ir ao banheiro, outras ela está com um grupo de amigas e não quer se separar. O melhor momento para fazer uma abordagem é quando a mulher está parada, dentro do grupo ou no balcão do bar esperando uma bebida. As chances da conversa fluir são muito maiores.

3. Pegar na cintura, puxar o cabelo

Pode até parecer óbvio que chegar puxando o cabelo da mulher só vai servir para deixá-la irritada, mas é exatamente isso que muitos fazem. A escalada física desde a atração é importante para criar intimidade com a mulher. Mas você não deve iniciar uma conversa com uma mulher que acabou de conhecer invadindo o espaço pessoal dela. Isso só servirá para incomodá-la.

4. Fazer olhar de caçador

Mulheres têm a incrível habilidade de conversar com as amigas enquanto observam o ambiente ao redor, sem que sejam pegas. Os homens, ao contrário, não têm essa visão periférica tão aguçada e, ao perceberem uma mulher atraente passando, acabam fazendo aquele olhar de caçador prestes a atacar sua presa. Por mais tentador que seja olhar para aquele decote, melhor fazer de conta que não está nem aí. Pode parecer um gesto inofensivo, mas mulheres que virem você fazendo isso a todo instante, dificilmente vão querer conversar com você mais tarde.

5. Beber demais

A maior fonte de lucros das casas noturnas é através da venda de bebidas. Se você observar a dinâmica dentro desses lugares, verá que tudo é desenhado para incentivar o consumo do álcool. Algumas das melhores áreas das baladas são reservadas às mesas e camarotes. Para estar ali, obviamente, você precisa gastar com bebidas. Muitos acabam caindo nessas armadilhas, pagando caríssimo pela falsa sensação de status e, ao final da noite, terminam completamente bêbados, incapazes de conversar com uma garota.

6. Iniciar conversas chatas

Qual seu nome, o que você faz, de onde você é, quantos anos você tem… Levar uma conversa assim é extremamente chato e a mulher já está cansada de ouvir o mesmo roteiro. Fuja desse tipo de conversa, que mais parece uma entrevista. Prefira levar uma conversa mais descontraída, original, divertida. Uma boa forma de iniciar é usar suposições e perguntas abertas durante sua conversa. Por exemplo, ao invés de perguntar de onde a mulher é, diga, “Pela sua forma de falar vejo que você não é daqui. Você é gaúcha?“. Usando suposições dessa forma a conversa ficará mais interessante e você foge do lugar comum. Outra técnica são as perguntas abertas. Ao invés de perguntar apenas sobre o trabalho da mulher, pergunte o porquê dela ter escolhido fazer arquitetura, por exemplo.

7. Fazer elogios óbvios sobre aspectos físicos

Se uma mulher é gata ela já está cansada de ouvir disso. Dizer que os olhos verdes dela são maravilhosos ou que ela é a garota mais gata da festa não vai ajudá-lo em nada. Na verdade, segundo uma pesquisa de um site de relacionamentos norte-americano, quanto mais os homens elogiavam, mais as mulheres os desprezavam. Sabendo disso, evite fazer elogios óbvios, especialmente sobre aspectos físicos da mulher. Ao invés disso, escolha alguma característica de personalidade ou comportamento. Por exemplo, mencione que você admira o senso de estilo dela ou a forma que ela cuida das amigas.

8. Ignorar as amigas

Mulheres nunca saem para uma balada sozinhas. Elas sempre estão acompanhadas das amigas. Se as amigas da garota não forem com sua cara ou ficarem com ciúmes da garota ficar conversando com você, elas vão fazer de tudo para te atrapalhar. Por isso, quando iniciar conversa com uma garota, faça questão de incluir as amigas na conversa, seja simpático com elas. Conquistando a confiança do grupo, quando elas decidirem que vão ao banheiro, ao invés de chamar a garota por quem você está interessado, vão dizer que vão sair, mas que vocês podem ficar conversando. Conquiste aliados, não obstáculos.

9. Oferecer para pagar bebida

Talvez uma das piores abordagens que um cara pode fazer é se aproximar duma garota e se oferecer para pagar a bebida dela. Ainda existem muitos homens que acreditam que pagando bebida vão conseguir algo. Infelizmente, o mais provável é que, ao final da noite, a única coisa que eles consigam é a conta para pagar. Não significa que, se uma mulher já está com você, não possa passar uma bebida para ela. Aqui a situação é diferente é seria o mesmo que pagar uma bebida para um amigo. Mas como estratégia de abordagem, com uma garota que você ainda nem conhece, não é uma boa ideia. Muitas mulheres podem acabar ficando ofendidas com esse tipo de abordagem enquanto outras podem te considerar apenas o “paga-lanche”. Você não precisa pagar nada para uma mulher para ter a atenção dela.

10. Só conversar com mulheres gatas

Sim, você somente deve se relacionar com aquelas mulheres por quem você está atraído. Mas isso não significa que você só deva conversar com uma garota quando estiver interessado. Pense no surfista que vai para praia e só deixa para pegar as melhores ondas, ignorando todas as ondas médias. Quando vier aquela onda perfeita, ele provavelmente não estará preparado. Mas se ele tivesse treinado com tantas ondas quanto possível, estaria completamente preparado para aquele momento. Com as mulheres é a mesma coisa. Converse com todas as pessoas. Mesmo que uma mulher não pareça interessante para você, seja simpático, socialize. Pode ser que ela tenha amigas que te interessem, pode ser que você simplesmente fique mais sociável. Quando aparecer a oportunidade ideal, você estará pronto para conhecer e atrair aquela garota especial.

11. Ficar parado esperando por uma oportunidade

Nada vai acontecer se você não fizer algo. É preciso que você crie oportunidades. Você vê aquela mulher excepcional no balcão do bar. Assim que possível, aproxime-se e inicie uma conversa. Não faça como tantos homens que passam a noite toda esperando pela oportunidade perfeita para fazer a abordagem. Na maior parte das vezes essa oportunidade perfeita não virá. Homens que têm atitude e correm atrás daquilo que querem são mais bem sucedidos na conquista. Homens passivos, que ficam esperando por algo, terminam a noite sozinhos. Se você está numa balada que não está legal, existem poucas mulheres ou você chegou tarde, não use nada disso como desculpa para não fazer a sua parte. Analise a situação e faça o seu melhor naquele momento, ainda que não seja o cenário ideal.

12. Esperar por um indicador de interesse

Você não precisa de um olhar nem qualquer outro de indicador de interesse da mulher para fazer sua abordagem. Geralmente esses indicadores de interesse não acontecem. A não ser que você seja famoso ou realmente muito bonito, você provavelmente não irá receber esse tipo de convite à abordagem. Para caras normais, como no meu caso, se eu fosse esperar por um olhar de interesse, passaria a noite toda sozinho ou, na melhor das hipóteses, terminaria com alguma mulher bêbada e desinteressante. Caso você queira se relacionar com aquelas garotas mais disputadas da festa, você precisará colocar a cara a tapa.

13. Abordar sem confiança

Existe uma sutil diferença entre a abordagem que funciona e aquela que a mulher simplesmente te ignora. Para evitar ser rejeitado é preciso que você inicie a conversa com 100% de convicção de que ela dará certo e que a mulher vai falar com você. Para isso, faça abordagem de frente, dentro do campo visual da mulher, fale alto, para ter certeza de que a mulher o ouviu e, faça a abordagem da mesma forma que você faria caso a garota fosse uma velha conhecida sua. Dessa forma, as chances da abordagem funcionar são infinitamente maiores.

14. Ficar distraído conversando com os amigos

Quem é que não gosta da velha e boa zona de conforto? É muito mais cômodo passar a noite conversando com os amigos do que colocar a cara a tapa e se expor a alguns tocos. Conversar com os amigos é bom, só não deixe a noite toda passar enquanto vocês ficam parados, conversando, olhando as mulheres passarem, alguns caras se dando bem. Se vocês estão na balada, provavelmente não estão interessados apenas em ficar conversando entre vocês. Se fosse esse o caso, seria muito mais cômodo terem ficado num bar. As bebidas seriam melhores e vocês não teriam pago uma pequena fortuna para entrar. A hora ideal para desgrudar do seu camarada e começar a conhecer garotas provavelmente é muito antes do que você imagina. Geralmente no início da noite as mulheres estão muito mais receptivas às abordagens do que ao final da noite.

15. Não aceitar uma rejeição

Anote isto que eu vou te contar: não importa o quão interessante você seja, você sempre estará sujeito à rejeição. Levar um fora de vez em quando ou algumas vezes numa noite é normal e qualquer homem passa por isso. A diferença entre o alfa e o beta é que o primeiro nunca leva a rejeição para o lado pessoal, não deixa que ela afete sua confiança. Enquanto o beta, simplesmente fica inseguro e abandona o jogo por medo de voltar a ser rejeitado. Para ser bem sucedido na conquista, você deve aprender a lidar com a rejeição e não deixar que ela influencie seu humor.

16. Partir para o beijo antes da hora

Você começou a conversa, a mulher é simpática e tudo está fluindo bem. Daí você parte para o beijo e a mulher desvia. Essa é uma situação embaraçosa. O beijo deve acontecer no momento certo, quando a mulher se sente totalmente segura e atraída. Para saber o momento certo de partir para o beijo, sempre faça a escalada física. Ao invés de simplesmente passar da conversa para o beijo, é importante que você comece fazendo toques sutis. Percebendo que a mulher se sente confortável a esses toques, você gradativamente vai se aproximando da boca, com toques cada vez mais íntimos, mas não sexuais. Desde um toque nos ombros, abraço, aproximar os rostos. Se a mulher não estiver confortável com qualquer desses toques, ainda não é a hora de partir para o beijo.

Colocando tudo em prática

Depois de falarmos sobre todos esses deslizes que os homens cometem na hora da conquista, espero que você consiga passar longe deles na próxima vez que sair para uma balada. Nenhum deles é algo difícil de ser evitado e só dependerá de um pouco de treino para que você conquiste aquela garota especial.

Embora o foco deste texto tenha sido no ambiente noturno, mulheres interessantes estão por todo lado e várias das estratégias que falamos aqui podem ser aplicadas também em outros contextos. Por exemplo, antes de partir para o beijo você precisa criar uma escalada física, precisa evitar as conversas chatas e monótonas além de jamais ignorar as amigas ou grupo em que a garota estiver.


O poder de atrair uma mulher é uma habilidade e, como toda habilidade, pode ser aprendida. Da mesma forma que não nascemos sabendo como andar, falar ou dirigir um carro. Todas essas foram habilidades básicas que você APRENDEU quando precisou delas. Para conquistar uma mulher você precisa ativar determinados gatilhos da atração.

Acabei de publicar um novo vídeo, onde mostro como atrair uma mulher e deixá-la pronta para o beijo com apenas 15 minutos de conversa. Você verá como fazer isso, usando um gatilho da psicologia social, extremamente poderoso, mas pouco conhecido.

Veja mais…

Sobre o autor: Eduardo Santorini é coach de relacionamentos, criador do projeto Atitude.com e autor de livros e treinamentos sobre conquista. Atualmente ele é um dos maiores estudiosos dos mecanismos de atração entre homens e mulheres e seu trabalho já foi destaque nos principais veículos da mídia.