Mulher geralmente gosta de homem musculoso – mas não é por isso que eu te indico fazer academia. Minha indicação é para você cuidar da sua saúde, ficar sempre cheio de energia e socializar bastante, para que a academia tire seus quilos a mais e, também, um pouco da sua timidez (se houver).
Mesmo assim, eu sei que com essa vida corrida fica cada vez mais difícil arranjar tempo para frequentar academias e esperar todos os aparelhos liberarem para você fazer sua série. Por isso, quero te indicar cinco exercícios de musculação para fazer em casa, manter uma rotina saudável e, de quebra, ficar no “shape” que a maioria das mulheres curte.
Ah, não se esqueça que malhar em casa exige responsabilidade e cuidados. Por isso, antes de começar, sugiro que você procure um nutricionista, explique seus objetivos e, se tiver algum amigo educador físico, peça ajuda para definir a série ideal.
1: Flexão de braço
Quem quer ficar mais forte deve prestar atenção nos exercícios de braço – e a flexão ajuda, também, a fortalecer os músculos da perna, dependendo de suas variações. O peitoral e o tríceps saem ganhando muitos pontos com esse exercício.
Com o corpo reto durante toda a feitura do exercício, levante os braços até que todo o seu corpo esteja longe do chão, e dobre voltando o corpo para a base. Repita em séries pequenas com intervalos também pequenos.
2: Barra fixa
Fácil de comprar (é bem baratinha) e de instalar (é, praticamente, só colocar na porta), a barra fixa é um lembrete diário de que você tem que malhar, já que é impossível não ser vista. Trabalha um grande grupo de músculos, principalmente o das costas, e, se feito corretamente, te ajuda a evitar diversos problemas de saúde nessa área. Da mesma forma que a flexão, faça séries pequenas com intervalos também pequenos.
Ah, e peça ajuda do seu amigo educador físico para pensar em variações de exercício na barra fixa. Assim a prática dessa modalidade não vai te enjoar com o tempo.
3: Abdominal em prancha
Para deixar o abdômen bem definido, nada melhor do que fazer abdominal em prancha. De bruços, apoie os cotovelos e as pontas dos pés no chão e, em ângulo reto, fique nessa posição por ao menos 30 segundos. Aguente a sensação de “queimadura”, pois ela vai mostrar que você está fazendo certo. Mas se as costas doerem, é sinal de que a postura está errada…
4: Treinamento com alteres
Compre alteres com pesos diferentes e faça exercícios de braço e perna com os pesos. Eles vão fortalecer os músculos da região e deixar os membros ainda mais definidos.
5: Bicicleta ou esteira
Tudo bem que essa atividade aeróbica não é a praia de quem faz musculação, mas ela com certeza vai te ajudar a ficar em forma e a melhorar seu condicionamento físico. E, mais do que estar malhado e forte, é bom mostrar que você realmente tem possibilidade – e energia – de fazer várias atividades sem se cansar com facilidade.
Acredite: esse tipo de coisa é muito importante, principalmente se você estiver lidando com mulheres que exigem sempre a sua melhor performance. É por isso que investir em uma bicicleta ergométrica ou esteira pode te ajudar a se sentir ainda melhor com seu corpo. E a melhor parte é que você pode se exercitar enquanto assiste a um programa, a um jogo ou, até mesmo, joga vídeo game! Por que não?