Quem assistia ao seriado House ouviu, por muitas vezes, o emblemático médico falar duas frases que nunca deixarão de ser verdade: “as pessoas mentem” e “ninguém muda”. Se a realidade da vida é assim em qualquer uma de suas dimensões, imagine dentro de um relacionamento, onde muitas pessoas tentam mascarar algumas características que, bem, não ficam ocultas por muito tempo…
… e, aí, o relacionamento acaba. Não deu certo, ponto final e parte para outra. Será?
Para algumas pessoas, sim. Outras, no entanto, pagam para ver – tentam reaver aquela relação que não deu certo para ver se em uma nova tentativa ela engata. As chances são de dar certo ou errado são iguais, e se o sentimento for forte vale a pena tentar outra vez. Veja como recomeçar uma relação que não deu certo e se esforce para que, dessa vez, ela vingue.
Aprenda com seus erros
A principal dica para quem vai recomeçar um relacionamento é aprender com os erros que levaram ao término na primeira vez. Por exemplo: imagine que você tenha sido extremamente ciumento e que, por isso, sua namorada resolveu te deixar. Agora vocês voltam, com no mínimo uma promessa de que você vai se esforçar para confiar mais nela e deixar que ela respire um pouco mais.
Se isso rolou, você deve aprender com seus erros e manter a palavra. É hora de tentar conter o ciúme e realmente deixá-la mais solta para viver. Se isso for muito difícil, tente procurar ajuda médica, mesmo porque ciúme em excesso pode se transformar em doença (ou ser causa de doenças). O que não vale é dar uma crise histérica de ciúmes na primeira oportunidade e, de novo, voltar a ter todo aquele estresse do antigo relacionamento.
Agora, se o caso for invertido (ela tem muito ciúme de você) e, mesmo assim, você deu esse voto de confiança, é preciso exercer a paciência. Primeiro porque é bem pouco provável que ela pare de ter ciúmes da noite para o dia, e segundo porque, como House já dizia, as pessoas não mudam. O que você tem que fazer é sugerir a ela que procure ajuda externa ao relacionamento para lidar com seus problemas antes que a relação termine novamente.
Tente dar uma nova cara ao antigo relacionamento
Se vocês resolveram se dar mais uma chance é porque, na teoria, o antigo relacionamento ficou no passado. Então não fique lembrando das coisas que aconteceram durante ele o tempo todo. Além disso, dê ao seu atual relacionamento novos ares, como se vocês estivessem se conhecendo novamente.
A cada novo dia tente inventar outras formas de sair dos problemas que permeavam seu relacionamento anterior. Isso significa criar um novo relacionamento, do zero, mesmo com uma pessoa com quem você já esteve antes. E isso vale para os dois lados da moeda: não deixe que ela reviva sentimentos ruins e mágoas do passado. Até mesmo os sentimentos bons devem ganhar nova roupagem em uma nova tentativa de dar certo.
Não desista no primeiro obstáculo
Tudo o que eu disse acima é bom de ser evitado, mas não quer dizer que não vá acontecer. Muito pelo contrário: a chance de rolar é bem grande. Por isso, não desista quando o primeiro problema surgir, pensando que esse relacionamento também não dará certo. Nenhum casal está isento e imune de problemas, e se relacionar é um exercício diário de aprendizado.
Se vocês resolveram se dar mais uma chance é porque, na teoria, o antigo relacionamento ficou no passado.
Se algo de ruim ocorrer e você já for logo pensando “eu não devia ter voltado”, é sinal de que você não devia mesmo – e que, provavelmente, a segunda tentativa não dará certo. Mas se o pensamento for diferente, mais paciente e solidário, isso mostra amadurecimento da sua parte. Nesse caso, com certeza o amor merecia uma nova tentativa.