Como agir quando a mulher é muito ciumenta é um conhecimento muito importante, pois será através de atitudes corretas que você vai poder evitar uma série de consequência desagradáveis para o seu relacionamento. Mulheres ciumentas são relativamente comuns, podendo o seu grau de ciúmes ser maior ou menor. Algumas chegam a apresentar níveis patológicos de ciúmes – e, nesse caso, é bom ficar bem longe desse tipo de mulher.
Porém, mesmo com esse tipo é possível ter uma relação saudável, mas é preciso ter uma série de cuidados para não atiçar a fera que existe dentro dela. É conveniente você também falar com ela a respeito do excesso de ciúmes, que não faz bem nem a ela, nem a você tampouco ao relacionamento. De forma geral, nos casos em que a quantidade de ciúmes esteja na média, é possível manter a paz da relação com algumas dicas.
Ciúme não é prova de amor
Muitos homens acham normal que uma mulher seja ciumenta e, mesmo passando por momentos complicados, não acham de todo o ruim ela ser desse jeito. Muitas vezes, pensa-se erroneamente que o sentimento de ciúmes esteja estreitamente ligado ao amor. Assim, homens e mulheres podem acreditar que só ama quem sente ciúmes.
No entanto, esse sentimento não é muito salutar para a vida do casal, pois limita as atitudes do outro. Ou seja, quando você deve agir de uma determinada forma para não provocar o ciúmes da mulher, alguma coisa não está normal, a não ser que você seja o tipo de cara que propositadamente tenha prazer em provocar ciúmes; essas pessoas eu costumo chamar de “masoquistas”.
O que pode provocar o ciúmes de uma mulher
Algumas situações são bem clichês e podem automaticamente ser relacionadas a casos de traição, como batom no colarinho da camisa, marca de batom no pescoço, cheiro de perfume na camisa, mensagens no celular, bilhetes nos bolsos, etc. Porém, não necessariamente isso é prova de uma traição, você pode dar mil e uma explicações, mas não vai funcionar.
Dessa forma, o mais adequado é que evite qualquer situação que leve a um desses indícios. Se a sua chefe estiver com o perfume muito forte na sala de reuniões e você estiver sentado ao lado dela, procure abrir uma fresta da janela; se uma amiga de batom vermelho vier lhe beijar quando encontrá-la cuide para que ela não erre a mira e beije o seu pescoço ao invés do seu rosto.
Dicas sobre como agir com mulheres ciumentas
Se você sabe desse fraco que a sua gata tem, procure evitar situações mesmo que corriqueiras que seriam motivos para deixá-la com uma pulga atrás da orelha. Quando você estiver com a gata e encontrar mulheres que são suas amigas, por exemplo, na balada, no bar ou mesmo quando vocês estiverem no mercado, não hesite em sempre apresentá-las.
Quando a amiga se afastar, você pode fazer um breve comentário relatando onde a conheceu. “Nossa, fazia tempo que eu não via fulana (nome da sua amiga), conheci ela quando era a namorada do fulano (diga o nome do seu amigo)” ou “Essa é uma amiga da minha irmã, como ela envelheceu!”. Porém, não invente falsas histórias, pode ser pior se a sua gata souber que você estava mentindo.
Outra forma de evitar situações embaraçosas é nunca elogiar uma mulher em frente da sua gata, nem sobre a beleza dela, nem a sua inteligência, simpatia, elegância ou carisma. Regra geral: nunca elogie uma mulher. Outro conselho para situações semelhantes é sempre apresentar a mulher que está com você aos outros e acrescentar que é sua namorada ou esposa. Assim, ela não vai pensar que você está querendo ocultar essa informação dos demais.