Muita gente acha que sofrer por um amor que acabou é coisa exclusivamente de mulher. No entanto, isso já não faz mais sentido, principalmente depois que nós, homens, começamos a demonstrar nossos sentimentos com mais clareza.
Fato é que alguns relacionamentos realmente acabam, não têm mais volta e sobra, para nós, saber lidar com a rejeição. Mas como esquecer um amor que nos marcou – e que a gente realmente queria que durasse mais tempo?
Se você não encontra muita racionalidade nos seus atos pós-término e só quer seguir com a vida depois de um grande amor, saiba aqui as principais dicas para esquecê-lo e ir em frente.
Não deixe o “vício” tomar conta
Muitos cientistas já falaram que o amor exagerado (ou a paixão) tem, basicamente, o mesmo efeito das drogas no nosso organismo: quanto mais você tem, mais você quer. Por isso, se o namoro acabou, o melhor a se fazer é deletar Facebook, telefone e fazer uma verdadeira “rehab” para se livrar das lembranças do amor perdido.
Mesmo que você não queira se livrar de fotos e presentes, por exemplo, deixe em um lugar seguro e apenas pare de ver por algum tempo. Só o fato de ver o objeto do seu desejo já pode reacender em você uma esperança de que as coisas têm volta, mesmo quando esse não é o caso.
Na mesma categoria inclui-se não buscar mais os amigos dela ou a família dela para conversar. O relacionamento acabou – e, a menos que vocês já tivessem a mesma turma antes do namoro, é mlehor deixar cada um no seu espaço e evitar muitos problemas para ambos. A abstinência é uma questão vital para quem quer esquecer um amor do passado.
Não “apresse” seu próximo relacionamento
Tem algumas músicas (essencialmente, de pagode) que falam que um grande amor pode curar a dor de outro grande amor. Embora isso seja até verdade, existe tempo para tudo, inclusive para se envolver novamente.
Ou seja: tentar esquecer um amor emendando um relacionamento no outro pode ser, na verdade, uma grande cilada. Não tenha pressa para estar novamente com outra pessoa só porque você não se enxerga feliz sozinho. Pelo contrário: antes de buscar outro relacionamento é preciso que você interiorize o que você passou, os erros que cometeu e aceite suas falhas e defeitos. Senão, você só estará transportando para outra pessoa sua carga emocional.
Encontre o lado bom da rejeição
Pode parecer clichê, mas é verdade: se não deu certo, foi por algum motivo – e, antes de se culpar até o fim pelo término do relacionamento, analise friamente as suas características e e reflita, de verdade, se aquilo teria futuro.
Muita gente fica arrasada ao perder um amor, tanto que não consegue perceber que aquele relacionamento não tinha nenhuma chance de vingar. Por isso, antes de dar chilique e pedir para voltar a todo custo, analise o lado bom da rejeição (divergências emocionais, por exemplo), antes de tentar reaver aquilo que você perdeu.
Com um pouquinho de concentração é possível colocar em ordem a vida, apenas com a força adquirida através da rejeição.
Mais do que isso, lembre-se: ninguém muda. Não deposite suas expectativas em um relacionamento que não deu certo porque, de fato, é bem provável que ele não dê certo novamente…
Além disso, quer coisa melhor do que usar o pé na bunda como a desculpa perfeita para se dedicar mais aos estudos, trabalho, amigos e família? Com um pouquinho de concentração é possível colocar em ordem todas essas categorias da vida, apenas com a força adquirida através da rejeição.
Porque, no fim, sua avó estava certa: o que não mata certamente fortalece.