Todo mundo tem os seus altos e baixos, sendo que as mulheres todo o mês tem um período baixo e, por isso, é preciso saber como lidar com mulher na TPM, se você quer ter uma vida feliz e harmoniosa com a gata. Na realidade, nem sempre a famosa tensão pré-menstrual significa um momento tão tenso como algumas pessoas pintam.
Realmente existem mulheres que podem mudar muito o seu comportamento e se tornarem nervosas e agressivas, mas isso não é uma regra. Já outras podem ficar chorosas, sentimentalistas e carentes, enquanto outro grupo não sofre mudanças radicais em seu comportamento. Os sintomas da TPM também variam de acordo com a idade da mulher e como está a sua vida naquela fase.
Quando ela passa por problemas profissionais e em demais setores de sua vida os sintomas da TPM podem vir com tudo; caso contrário, é possível perceber alguma ou nenhuma diferença no seu modo de agir. De qualquer maneira, até você saber bem como a mulher com quem você está age nesses momentos, é bom ter alguns cuidados para não provocar a fera que habita dentro dela.
Dicas sobre como lidar com mulher na TPM
- Procure entender como funciona o calendário da TPM da mulher e saiba antecipadamente que ela está entrando da tensão pré-menstrual. Se ela tiver um ciclo menstrual regular, o mais comum é que no mesmo dia de todos os meses ela passe alguns dias com o seu comportamento alterado.
- Quando você identificar que ela está na TPM evite conversas que podem levar a brigas ou mesmo qualquer tipo de papo um pouco mais sério, seja sobre vocês ou sobre qualquer outro assunto.
- Procure ao máximo não discordar da mulher na TPM, ainda mais daquelas coisas banais do dia-a-dia. No entanto, se ela o está acusando de alguma coisa ou falando algo que você se sente na obrigação de argumentar, procure segurar o impulso e guardar a conversa para alguns dias depois. É bem provável que ela mesma se desculpe se tiver pegado pesado.
- Não ouse falar coisas do tipo “você está assim por causa de TPM”, no sentido de criticar a sua atitude. Isso pode deixar a mulher ainda mais nervosa ou chorosa, conforme a atitude que ela esteja tendo.
- Dê carinho e atenção à gata nesse momento se ela é do tipo que na TPM fica cabisbaixa, chateada e triste. Proponha um passeio, mas nada muito pesado, uma caminhada ou jantar fora pode ser melhor do que sair para a balada.
- Se durante a TPM ela fica mais quieta e desanimada para realizar atividades diferentes, respeite o seu pique. Ela pode sentir ainda alguns sintomas físicos da TPM e que precedem a menstruação, assim, pode sentir dor e desconforto.
- Não exija dela a tomada de decisões ou que vocês comecem a pensar em planos para o futuro, como programar as férias. A TPM pode durar menos de uma semana, por isso, não custa nada você aguardar alguns dias.
- Nem ouse dizer que ela está comendo demais ou que parece que engordou. Nesse período a mulher pode sentir mais fome e ficar inchada. Esse tipo de comentário, aliás, nunca se faz a uma mulher, mas se você ainda não sabe disso, evite inclusive na TPM.
- Se vocês tiverem filhos procure tirar um pouco da carga das responsabilidades dos ombros da mulher, deixe-a mais livre para descansar. Uma mãozinha nessa hora é essencial, até porque ela pode se sentir um pouco mais cansada e com menos ritmo. Você pode buscar as crianças na escola e dar mais atenção a elas na hora do dever de casa.