Todos os poetas que já passaram por esse mundo bem te avisaram: amar é perigoso. Principalmente porque chega uma hora em que, inevitavelmente, a chama da paixão se acaba e não temos certeza do que vai vir pela frente. É biológico: especialistas são categóricos ao afirmar que a paixão, rebelde e inconsequente como a conhecemos, não dura mais do que um a dois anos. Então, se a paixão não se transformar gradualmente em amor, o relacionamento pode ter curto prazo de validade.
Mas isso tudo não quer dizer, no entanto, que depois que a paixão se vai a relação tem que, obrigatoriamente, se tornar chata e sem surpresas. Muito pelo contrário! Tem como reacender a chama da paixão perdida, principalmente se o sentimento de afeto entre o casal ainda for forte. E aqui vou te dar algumas dicas para fazer essa premissa ser sua realidade.
Drible a rotina
Se vocês sempre fazem os mesmos programas e têm agenda para tudo, ou se já sabem exatamente o roteiro do que vai rolar toda vez que vocês se encontram, chegou a hora de tentar surpreender com outras saídas. Sim: fazer surpresas para ela fora de datas comemorativas, ou planejar um programa diferente para curtir a dois, são atitudes que com certeza vão te ajudar a dar um upgrade na relação – e até ver a chama da paixão ressurgir. Driblar a rotina é muito importante, pois rotina é uma das coisas que nos mostram que o relacionamento tem potencial para ser só “mais do mesmo”.
Faça coisas novas
Conhece aquele ditado que diz que “não dá para esperar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”? Então: ele também serve para os relacionamentos amorosos. Não adianta você tentar olhar diferente para sua namorada ou esposa (e nem esperar isso dela em relação a você) se você usa sempre a mesma lupa para fazer isso…
Mais do que sair da rotina, fazer coisas novas vai além de surpreender de vez em quando: trata-se de inovar mesmo, seja no dia a dia (bilhetes espalhados pela casa), no trânsito (deixar um recado dentro do livro que ela está lendo, ou um CD bacana dentro do carro dela), no sexo (com novas técnicas e posições que vocês nunca tentaram antes) e por aí vai.
A grande vantagem de se esforçar para fazer coisas novas é a recompensa: comumente vai parecer que vocês estão fazendo todas as coisas boas de um relacionamento pela primeira vez, mesmo depois de anos de namoro ou casamento. Quer algo mais eficaz para reacender a chama da paixão do que o ineditismo?
Volte a ser “aquele cara”
Quando vocês ficavam tudo era maravilhoso… mas quando começaram a namorar a paixão desandou de vez? Nesse caso você deve parar e pensar, friamente, se você não deixou de ser o cara por quem a garota se apaixonou.
Mudar (traduzindo: nos acomodar) depois que a relação se solidifica é mais normal do que muita gente pensa, e talvez esse seja o ponto chave para a falta de paixão entre o casal. Será que você não ficou mais rabugento, mal humorado, sem tempo para ela – justamente por saber que essa conquista já está garantida? Será que você não é mais aquele cara por quem ela se apaixonou?
O mesmo vale para a sua namorada: se ela não for mais aquela garota, você tem todo o direito de falar e tentar melhorar a situação. Lembre-se apenas de ser o mais sensato – e sensível – possível na hora de colocar as cartas na mesa, porque com certeza você também fez emergir diversos defeitos à vista dela, e essa conversa tem o intuito de melhorar a relação, não piorá-la.
De qualquer jeito, agir com sinceridade é sempre o melhor caminho para reacender a paixão perdida.