Observe sua linguagem corporal neste momento. Como você está sentado? Onde estão suas mãos? Você está encolhido ou está ocupando todo o espaço possível?
Nós observamos as outras pessoas a todo instante. Contratamos, escolhemos com quem sair no final de semana ou quem receberá uma promoção baseados na linguagem corporal.
Há muito tempo já sabemos que as emoções e os sentimentos são expressados pela linguagem corporal. Quando alguém está feliz, surpreso ou atraído é fácil perceber a mudança na fisiologia do corpo. Mas daí surge uma importante questão. Será que nossa linguagem corporal também pode influenciar nossas emoções?
Alguns estudos recentes demonstram que sim, nossa postura corporal pode alterar nossas emoções. Se você começa a sorrir, ainda que seja um sorriso forçado, já será o suficiente para melhorar seu humor. Seu cérebro não entende que é um sorriso falso e irá condicioná-lo a se sentir alegre.
Como posso aumentar minha confiança?
O grande segredo para ser uma pessoa mais confiante é se comportar como uma pessoa confiante. As pessoas querem ter mais confiança, mas elas constantemente assumem uma postura de insegurança. Um cara sozinho no balcão do bar. Encolhido, braços cruzados, cerveja na mão. Você acha que esse cara é do tipo que irá se dar bem ao final da noite? Provavelmente não! Toda a linguagem corporal dele demonstra insegurança. Provavelmente as atitudes dele ao longo da noite vão comprovar isso.
A forma mais rápida de aumentar sua confiança é através da mudança da sua linguagem corporal. Ao mudar a fisiologia do seu corpo, você rapidamente muda seu estado mental. Você pode fazer um teste rápido. Pense que seu time acabou de fazer um gol e você está muito feliz. Como você iria comemorar esse gol? Provavelmente você iria abrir os braços, se levantar da cadeira e gritar. E se você fizesse isso agora? Como você se sentiria depois dessa comemoração? Provavelmente a sensação seria excelente e melhoraria seu humor, mesmo sabendo que foi apenas uma simulação.
“Ao mudar a fisiologia do seu corpo, você rapidamente muda seu estado mental…”
Segundo a psicóloga social Amy Cuddy, bastam 2 minutos para alterar a fisiologia do seu corpo. Você não precisa de nada mais do que poucos instantes para turbinar sua confiança. Numa pesquisa feita com pessoas que participariam de uma entrevista de emprego, um grupo foi instruído a, momento antes da entrevista, assumir uma linguagem corporal de poder. Ao final da entrevista, o grupo que se comportou dessa forma teve um rendimento muito superior se comparado ao grupo que não recebeu nenhuma instrução.
As transformações causadas pela mudança na postura não são percebidas apenas pela mente. Foi provado que ao fazer uma simples mudança na postura por 2 minutos, há um aumento no nível da testosterona e queda no cortisol. A testosterona é o hormônio da energia, poder, dominância. Enquanto o cortisol é responsável pelo estresse. Mais testosterona e menos cortisol é o estado ideal para melhora da confiança, bem-estar e energia.
Ancorando o estado mental da confiança
Daí vem a questão mais importante. Como você pode botar isso em prática para aumentar sua confiança com as garotas?
Não recomendo que você simplesmente saia pulando em público. Isso seria estranho. Mas você pode ir ao banheiro e ter 2 minutos sozinho para recarregar suas baterias. Pegue esse momento para ter a postura mais relaxada, expansiva e dominante possível. Respire fundo, levante os braços, sorria, pule, faça sua dança da sorte. Pense o que você faria se estivesse na sala da sua casa?
Mas não somente isso. Se você está numa festa, pode aproveitar a música para dançar. Se está num restaurante, pode prestar atenção à sua postura e tentar se sentar da forma mais relaxada e dominante possível. Enfim, tente se adaptar a qualquer situação para que você tenha a linguagem corporal da confiança.
Pequenos truques, grandes transformações
Em inglês existe uma expressão que resume bem todo o conceito que conversamos aqui. “Fake it until you make it”. Traduzindo, ficaria algo como “finja até que você se torne”. Esse conceito ajudará você a conseguir resultados extraordinários, simplesmente se comportando como se você já estivesse na posição aonde quer chegar.
Se você quer perder peso, deve se comportar como uma pessoa saudável. Se você quer ser bem sucedido, deve fazer o que as pessoas bem sucedidas fazem. Se quer ter sucesso com as mulheres, deve fazer o que os homens confiantes fazem. No final, você se transforma em quem você acredita que é.