Como ter mais matches no Tinder

NOVO VÍDEO! Descubra como conquistar qualquer mulher com apenas 15 minutos de conversa… Saiba mais »

Cansado de perder horas no Tinder e, no final do dia, não conseguir nenhum encontro? Você sente que é o único que tá sobrando? Seu amigo sempre consegue marcar encontros e tem uma história atrás da outra … enquanto você fica em casa chupando dedo?

Não se desespere … você não tá sozinho. Assim como você, 95% dos caras tentando se dar bem no Tinder têm um perfil que mal consegue like das gordinhas em final de feira.

Finalmente, aqui está o manual definitivo para criar um perfil irresistível, mesmo que você não seja o Brad Pitt…

Este guia te ajudará a criar um perfil cobiçado no Tinder. Como você verá, não tem nada a ver com dirigir um Camaro amarelo nem ter os músculos do Capitão América.

Segundo uma pesquisa, um usuário ativo passa em média uma hora e meia por dia no Tinder, entrando no aplicativo cerca de 11 vezes durante o dia.

Isso se traduz em perda de tempo se você não tá tendo matches com aquelas mulheres que você realmente quer conhecer.

Chegou a hora de dar um upgrade no seu perfil.

As dicas aqui te darão o reforço que você precisa para começar a ter matches como você nunca viu.

Fotos que deixam qualquer mulher com água na boca, mesmo que você não seja o Brad Pitt

As fotos são o segredo do jogo. Quando a mulher vê seu perfil, ela notará os mínimos detalhes da sua foto – numa fração de segundos! (Shutterstock)

Os detalhes importam.

O lugar onde você tirou a foto, suas roupas, sua expressão facial, se tem outras pessoas na foto … cada pequeno detalhe conta uma história.

Para garantir que esta história tenha um final feliz, você precisa investir tempo para selecionar suas fotos antes de começar. Não saia dando likes no Tinder com fotos ruins, você só perderá tempo.

Um grupo de neurocientistas se juntou para investigar qual é a fórmula para uma foto perfeita no Tinder. Eles estudaram a reação dos participantes frente a diversas imagens.

De acordo com o mapeamento cerebral, movimento dos olhos e respostas comportamentais, eles conseguiram isolar 4 elementos que aquelas fotos vistas como as mais atraentes têm em comum.

  1. Alto contraste: você deve se destacar na sua foto, tendo uma nítida separação do fundo.
  2. Única pessoa: você deve estar sozinho na foto. Ninguém no Tinder quer brincar de “Onde está Wally?”
  3. Fotos close up, mas não muito: fotos em que você aparece da cintura para cima têm melhor resposta. Você não quer aparecer muito afastado nem com um close apenas no seu rosto.
  4. Faça contato visual: olhar diretamente para a câmera ajuda na atratividade da sua foto. Além de evitar olhar para o lado, também evite usar óculos de sol, já que você será visto como menos confiável por isso.

Você não precisa de ter a aparência de um modelo de revista para tirar uma foto decente. Você precisa apenas saber como parecer atraente – e isso vai além da sua aparência física.

Use fotos que deixam nas entrelinhas coisas interessantes sobre você

Se você é um cara bem sucedido, tem uma boa carreira, ganha bem não precisa escrever isso no seu perfil. Aliás, quem faz isso é visto como um “escroto”. A mulher perceberá que você é bem sucedido através das pistas que você deixa.

O pulo do gato no Tinder é você ser capaz de comunicar suas características mais desejáveis, sem precisar falar abertamente sobre isso.

Se você tem fotos em lugares legais, viagens, esportes divertidos, tudo isso subcomunicam características importantes sobre você, sem que precise dizer uma única palavra.

Este fenômeno foi relatado por Darwin na Teoria da Evolução, que o chamou de Teoria dos Sinais.

Se você posta uma sequência de fotos em viagem, fazendo esportes divertidos ao ar livre, se veste bem … ela imaginará que você deve ser um cara legal!

Consegue perceber como funciona a Teoria dos Sinais, na prática?

Mas você deve prestar atenção num outro detalhe …

Cuidado pro tiro não sair pela culatra: se você força a barra, a mulher te enxergará como o Sr. Ostentação

Você sabe bem o que eu quero dizer como “forçar a barra”:

  • Selfie sem camisa no espelho
  • Foto do lado do carro importado (que muitas vezes nem é seu)
  • Qualquer foto que fica evidente que está querendo se exibir (como usar uma camisa de marca com logo maior que a camisa)

Nestas situações, é óbvio que você está querendo se exibir. Mulheres não toleram isso.

O segredo das suas fotos é que você consiga sinalizar características atraentes de forma sutil.

Se você está em excelente forma física, ao invés de sair tirando selfie no espelho da academia pra mostrar seus músculos, pode optar por uma foto sem camisa jogando vôlei na praia.

As fotos PROIBIDAS, que você NUNCA deve usar no Tinder

Tão importante quanto saber as fotos que você deve considerar é saber aquelas que precisam passar longe do seu perfil.

Alguns tipos de foto fazem as mulheres correrem. Basta apenas uma foto no lugar errado para receber um dislike (Shutterstock)

Vamos pegar um exemplo de foto bastante comum: você bebendo com seus amigos no bar. Você está sinalizando que tem uma vida social ativa, que sai com amigos, e que vocês se divertem. Parece uma foto boa pra usar, neh?!

Mas NÃO.

Este tipo de foto passa uma imagem completamente diferente pra mulher.

Por mais inocente (real, honesto) que seja uma foto assim, passará uma imagem errada para mulher. Coloque-se no lugar dela por um instante.

Na cabeça dela, ela te imaginará como um cara boêmio, da noite, bêbado, com seus amigos trogloditas. Lembre-se de que, ela se imaginará ao seu lado em cada uma das fotos que você usar … e definitivamente ela não quer estar lá no meio da bebedeira com você e seus amigos sem camisa.

Além de fotos no meio da bebedeira com os brothers, algumas outras fotos que você deve evitar para causar uma boa primeira impressão:

  • Fotos clichês: deixe aquelas fotos manjadas, que todo mundo usa, para seu Instagram. Fotos no pão de açúcar, selfies no espelho da academia, por exemplo.
  • “Onde está Wally?”: ninguém tá a fim de perder tempo pra te procurar num grupo de pessoas. Evite fotos em grupo ou, se tiver alguma foto num grupo, que seja alguma foto em que você aparece no centro da imagem, de forma que ela consiga te identificar num piscar de olhos.
  • Qualquer foto que você não apareça: guarde foto do seu carro, do seu barco ou do seu filme preferido para o plano de fundo do seu celular. No Tinder, você sempre deve ser o centro das atenções.
  • Foto com crianças: Se você posta foto com criança, imediatamente virá na cabeça dela que você é pai. Não importa que sejam sobrinhos, que sejam filhos do seu amigo. Para evitar qualquer confusão, não poste fotos com crianças.
  • Álbum com fotos “repetidas”: você deve mostrar que é um cara de múltiplos interesses. Nada de repetir fotos de um mesmo ensaio fotográfico, ou todas fotos fazendo algum esporte, ou todas fotos no bar.
  • Fotos sem graça: por mais bonito que você seja, é difícil que uma foto de rosto num estúdio fotográfico desperte atenção de alguém. Fotos desinteressantes é o que não falta por aí (e as fotos 3×4 do nosso RG tão aí pra não me deixar mentir).
  • Fotos obscenas: não, você não vai conquistar ninguém postando qualquer foto sensual (seja lá o que isso significa pra você). Ao contrário, postar qualquer foto que apenas sugira sexualidade a fará correr, imaginando estar diante de um predador.
  • Fotos de baixa qualidade: elimine qualquer foto escura, sem foco, pixelada. No geral, fotos do celular apresentam todos esses “defeitos”. Celulares mais novos têm câmeras melhores e podem fazer diferença, mas ainda assim, dificilmente têm a mesma qualidade de uma câmera PRO. Se tudo o que você tiver pra tirar uma foto é um Galaxy antigo, busque uma boa iluminação natural que vai disfarçar.
  • Grupo de amigos: tirar fotos em grupos é algo delicado. Quase sempre é uma má ideia. Não somente porque ela não quer fazer adivinhação para saber quem é você. Se você tiver algum amigo mais pinta que você na foto, também é um tiro no pé. Caso use uma foto em grupo, que seja uma que você tá no centro do grupo e que seja o mais boa pinta.
  • Fotos com seus “brinquedos”: nada de postar fotos da sua moto, do seu carro, barco ou avião! Isso é o mesmo que estampar na sua testa: “eu sou inseguro, incapaz de chamar sua atenção por conta própria e preciso de mostrar meus brinquedos”.
  • Fotos com flash: nas suas seções de fotógrafo você já deve ter percebido que fotos com flash ficam uma porcaria. Geralmente usamos flash nas situações em que falta luz … isso, por si só é um sinal de dificilmente conseguiremos uma boa foto. Por isso, busque tirar fotos com luz natural, durante o dia. Em especial durante a Golden Hour, que é aquele momento mágico durante o nascer ou pôr-do-sol. Tudo fica mais bonito.

Ufaaaa, depois de uma longa lista de fotos para não usar, você pode se perguntar: ainda sobrou alguma coisa pra botar no meu Tinder?

Yes, yes, yes!

As fotos que fazem as mulheres lamberem o beiço

O segredo do Tinder são fotos de qualidade. Neste exemplo, temos uma foto espontânea, com bom contraste, separação do fundo e que deixa nas entrelinhas o “gosto por viajar”. Garantia de sucesso! (Shutterstock)

Recomendo que você coloque o máximo de fotos de alta qualidade possível.

O ideal são 6, que é o limite do Tinder. Mas se você tiver apenas 3 ou 4 fotos decentes, melhor colocar apenas estas 3 ou 4 fotos do que botar uma foto “queima filme”. Basta uma foto lixão para quebrar todo o encanto do seu perfil.

Vamos a alguns pontos:

  • Use no mínimo 3 fotos. Se tiver apenas 2 fotos, espere tirar uma nova foto decente antes de tentar a sorte no Tinder.
  • Use sua melhor foto na capa. Ela é a foto que irá chamar mais atenção para seu perfil e, diria que ela é o pontapé inicial para seu avalanche de matches. Segundo o Tinder, se você ativar a opção “smart photo” terá um ganho médio de 12% nos seus likes.
  • Tenha pelo menos uma foto de todo o corpo. Ela quer saber como é você. Ainda que não esteja em boa forma, melhor honestidade do que expectativa frustrada mais tarde.
  • Tenha pelo menos uma foto ao ar livre. Não sei porque, mas alguns estudos sugerem que fotos ao ar livre ajudam na receptividade do seu perfil. Desconfio que é porque a iluminação natural de fato deixa qualquer foto melhor.

Com estes pontos básicos, vamos a alguns temas que podem te inspirar a ter fotos melhores:

  1. Foto de perfil básica.
  2. Foto de viagem.
  3. Foto de aventura.
  4. Foto divertida.
  5. Foto no ambiente profissional.
  6. Foto social.
  7. Foto de hobbie.
  8. Foto curiosa ou inusitada.

Mão na massa: como tirar as fotos?

Agora que já sabemos o tipo de fotos que queremos, vem a questão: como conseguir estas fotos?

Você pode contratar um fotógrafo profissional (é caro).

Você pode pegar sua varinha de selfie e começar a fazer pose (é cafona).

Ou você pode pedir amigos pra tirar fotos pra você (é trabalhoso).

Tire todas as fotos que conseguir. Bem mais fácil selecionar 6 fotos decentes dentre 600 fotos, do que tirar 20 fotos e querer emplacar um álbum de respeito.

Lembro da primeira vez que tirei fotos profissionais. Foi para um jornal que fazia uma matéria sobre o mercado de coaching no Brasil. Encontrei com o fotógrafo e ficamos por mais de 1 hora tirando um monte de fotos … 1 semana depois, descubro que das mais de 100 fotos que o fotógrado tirou, só foram usadas 2 fotos pelo jornal.

Fiquei espantado como que precisava de tirar tantas fotos. Nunca imaginei que fosse tão trabalhoso para conseguir fotos decentes … mas sim, dá trabalho!

Mas para quem tiver disposto a pagar o preço pra ter algumas boas fotos, o que recomendo é que você tenha o hábito de tirar fotos. Ainda que, no ínicio as suas ideias de foto não sejam as mais criativas, com o tempo você vai pegando o jeito.

Se tiver num lugar legal, peça um amigo pra tirar algumas fotos para você. Sei que a maioria dos camaradas não tem muita paciência pra isso, mas se você explicar que é pra criar seu perfil no Tinder, ele vai te entender.

Se não tiver ninguém por perto, manda uma selfie. Você não quer um álbum completo de selfies, mas 1 ou 2 selfies no seu perfil estão bem. Aliás, já vi algumas selfies melhores que muitas fotos profissa por aí.

Finalmente, se quiser realmente fazer um esforço extra, busque um fotógrafo. Sei que tem muito preconceito dos “machos” contratarem fotógrafo pra fazer um book. Mas supere isso, ligue o foda-se e experimente.

Um profissional, com fotos de qualidade, boa luz, enquadramento faz uma diferença enorme na qualidade que você terá no final.

Somente CUIDADO para não fazer aquelas fotos de pose, em estúdio, como se você fosse um modelo. Essas fotos de “book” podem até ficar boas pra mulheres, para homens, ficam cafonas!

O ideal é tirar fotos profissionais, mas que pareçam caseiras.

Uma foto numa praça, ao ar livre fazendo algum esporte, por exemplo … deixe os books de estúdio pros modelos.

Uma foto fazendo pose num estúdio com fundo infinito é brega.

Aplicativos para editar as fotos

Toda foto merece edição. E quando falo isso, não estou me referindo aos truques mais sombrios para transformar fotos completamente.

Bem, embora você até poderia deixar azuis seus olhos castanhos ou dobrar a envergadura do seu bíceps, a edição que falo é bem mais simples — e honesta.

A edição que sugiro é correção de cores. Iluminação, exposição, temperatura de cor, contraste … São mudanças sutis que deixam suas fotos melhores e é rápido de fazer.

Existem muitos aplicativos que fazem isso. O que eu uso é o Adobe Lightroom.

Depois disso, se necessário, você pode usar o Photoshop (ou qualquer outro app) para remover elementos indesejados na foto. Talvez alguma espinha que resolveu estourar no seu nariz e não precisava estar ali, por exemplo.

Ou mesmo algum elemento no fundo da foto que distrai para a parte mais importante — você!

Mas cuidado! Com a facilidade de botar filtros, você pode estragar sua foto. A ideia é que a foto pareça natural, não que fique evidente que você editou. Muitos filtros fáceis do Instagram acabam deixando fotos bem piores do que elas eram inicialmente.

Como eu avalio se minha foto tá decente?

Algumas vezes, podemos desprezar alguma foto atraente e, outras vezes, supervalorizar fotos medíocres.

Não podemos confiar apenas na nossa intuição para avaliar uma foto. Especialmente para avaliar nossas próprias fotos.

Me lembro de uma foto que tirei durante uma viagem que eu amava e achava que seria sucesso imediato. Mas depois que fiz um teste, que vou mostrar daqui a pouco, descobri que aquela não passava de uma foto medíocre, segundo o resultado do Tinder.

Infelizmente só descobri isso depois de passados uns bons meses no Tinder e, provavelmente ela foi motivo para que eu tenha recebido mais dislikes do que o necessário.

A primeira coisa que podemos fazer para avaliar nossas fotos é pedir opinião de outras pessoas. Certamente melhor do que confiar somente em nossa intuição (falha). Mas ainda não é a solução ideal.

O julgamento daquilo que se considera uma foto atraente é subjetivo e tem uma variação, dependendo da pessoa que avalia. Sem contar que, homens e mulheres têm uma forma diferente de avaliar, dependendo dos critérios.

A melhor forma de fazer uma avaliação mais precisa é através de um serviço onde diversas pessoas (em especial do sexo oposto) vão avaliar suas fotos de acordo com 3 critérios:

  • Inteligência
  • Confiabilidade
  • Atratividade

O site mais completo que eu encontrei que faz essa avaliação é o Photofeeler.

Você sobe sua foto e escolhe quem é que você quer que faça sua avaliação. Por exemplo, mulheres, entre 18 e 30 anos. Daí, é só esperar os resultados aparecerem.

Sua foto receberá uma nota de 1 a 10 para cada um dos 3 critérios avaliados na paquera: inteligência, confiabilidade, atratividade.

Lembrando que, na versão gratuita do site, você precisa avaliar outros perfis também, para que as pessoas avaliem o seu. Ou seja, você dá notas para outras pessoas em cada um desses critérios para que pessoas também te avaliem — tudo anônimo, claro.

Com base nos seus dados, é hora de ver os feedbacks e selecionar as melhores fotos para seu álbum.

Neste momento, você terá que fazer escolhas. Por exemplo, se você subiu 20 fotos e, suas 4 melhores têm uma nota média de apenas 6 … é melhor repensar as fotos que você tá usando e buscar tirar novas fotos.

O que recomendo é paciência, até que encontre fotos realmente boas. Não se acomode apenas com as melhores fotos dentre as piores.

Tirar fotos decentes e escolher estas fotos deve ser sua prioridade máxima no Tinder. Sei que dá trabalho, mas depois de feito isso, seu esforço no app será infinitamente menor.

O que vem depois?

Saber exatamente o que fazer para atrair e conquistar uma mulher é uma arma poderosa que todo homem deveria ter.

Ainda assim, a maioria dos homens nunca saberá exatamente o que fazer para atrair uma mulher.

É por isso que gravei este vídeo.

Você verá quais são os gatilhos da atração mais poderosos para deixar uma mulher interessada em você…

Dê o play

Clique aqui para assistir

Você também aprenderá a usar um gatilho da psicologia social, extremamente poderoso, mas pouco conhecido.

Isso funcionará mesmo que você seja tão tímido que fica com as orelhas queimando só de falar “oi” pra uma garota…

Ou se você já tentou se aproximar dessa pessoa antes mas as coisas não saíram como você queria…

Eu não tô falando de tentar comprar a mulher com jantares, viagens ou presentes caros.

Muito menos se trata de decorar meia dúzia de cantadas prontas nem de tentar fazer joguinhos de manipulação que, alguns por aí juram, ter o poder de hipnotizar a mulher…

Ao contrário, o que você verá no vídeo é baseado em um estudo pouco divulgado da psicologia e da observação daqueles homens que naturalmente sabem despertar atração nas mulheres.

Assista aqui e, nos encontramos do outro lado! :)

Eduardo Santorini

—Eduardo Santorini

Continuar…