Muitas pessoas anseiam por estar em relacionamentos sérios e duradouros, mas se esquecem de que esse tipo de relacionamento exige paciência, reconhecimento de esforços e muito jogo de cintura de ambas as partes envolvidas. Afinal, diferentemente dos filmes, um relacionamento perfeito não acontece e se solidifica em poucas horas ou semanas.
Da mesma forma que, ao entrar de cabeça em uma relação, dá para ver as atitudes maduras dando frutos, também dá para entender claramente os sinais de que o relacionamento não dará certo. A menos que você esteja cego de paixão, alguns desses sinais brotam logo embaixo dos nossos olhos.
Brigas, brigas e mais brigas
Esse é, basicamente, o primeiro sinal de que o relacionamento tem grandes chances de não ir para frente: vocês brigam quase que o tempo inteiro. Por tudo. Ou por nenhum motivo. O importante é estar sempre discutindo e quase nunca chegar em uma solução viável que seja proveitosa para ambos.
Se o diálogo acaba e vocês já partem para a discussão quando qualquer coisa acontece, é hora de rever os pilares do relacionamento, porque depois das briguinhas vem as brigonas e, aí meu amigo, lascou-se de vez. Em algumas dessas ocasiões você vai perceber que é difícil voltar atrás e consertar as coisas, mas se você realmente quer manter seu relacionamento vivo, terá que fazer um esforço.
O sexo está de morno pra frio
Outro sinal bem explícito de que a chance de o relacionamento dar errado é de 9 em 10 é quando o sexo parece não ter mais a menor graça, nem pra você e nem pra ela. Por mais que as mulheres jurem de pés juntos que não, sexo é um dos ingredientes mais importantes do relacionamento – quase tanto que o amor – e quando esse aspecto começa a dar errado, vem chumbo quente por aí.
Tudo bem que um namoro ou casamento não é construído só sobre esse conceito, mas o sexo é importante para manter acesa a chama do tesão. Quando ele acaba, praticamente metade da convivência dos indivíduos perde a graça. É ou não é verdade?
E quando duas pessoas estão insatisfeitas, jogando a culpa da sua própria infelicidade uma na outra, o que acontece? Dá briga, é claro. E você volta, novamente, à estaca zero dos problemas de relacionamento…
Vocês não se empolgam mais em se ver
Chegou fim de semana e, ao invés de saltitar de alegria por ter tempo livre para curtir com a amada, você fica meio brochado por não conseguir fazer suas coisas, jogar seu truco e sair com os amigos? Tem coisa muito errada aí.
Não porque você não goste de estar com seus amigos, ou nem que não mereça, mas é porque homens minimamente apaixonados se empolgam muito ao encontrar a garota de interesse.
Geralmente a saudade que bate espontaneamente nos casais se resolve quando eles ficam perto, e quando um não se empolga mais em ver o outro e realizar atividades bacanas a relação vai se desgastando gradativamente.
Nada disso, no entanto, significa com certeza que o amor acabou – mas, possivelmente, o relacionamento está perto do fim, e relacionamento e amor são coisas diferentes que se complementam.
Para não deixar a chama se apagar – e antes que seja tarde para tentar recuperar o tempo perdido – minha dica é tentar seduzir sua namorada ou esposa sempre como se fosse a primeira vez. Exige um esforço criativo da sua parte, mas se ela retribuir o jogo vai ficar cada vez mais interessante, e a monotonia cada vez mais longe.
Agora, se não tem jeito mesmo, o negócio é deixar vocês dois livres para novas oportunidades. Dói um pouco no começo, mas talvez seja a melhor saída para uma relação que já está fadada ao fracasso.