Você tem habilidade social? Descubra porque ela é crucial no seu sucesso pessoal e profissional…

Publicado por em

Sua habilidade social é determinante para seu sucesso.

É a diferença entre um profissional que consegue uma promoção, daquele que fica preso no mesmo cargo por anos.

É a diferença entre aquele cara que faz novos amigos com facilidade, daquele que sempre está sozinho.

Não há discussão de que esta é uma ferramenta obrigatória na vida de qualquer pessoa. Mas, porque a maioria das pessoas não parece dar tanta importância a isso?

Muitos imaginam que, como não são naturalmente bons para lidar com pessoas, nadam podem fazer para mudar. Daí, preferem se fechar em seus casulos.

A crença de que a habilidade social é algo inato serve de justificativa para que as pessoas não invistam tempo para aprender.

Como o nome já sugere, trata-se de uma habilidade. E, como qualquer outra habilidade, pode ser aprendido. É o mesmo que aprender um novo idioma, dirigir um carro ou jogar xadrez.

Ninguém nasce sabendo dirigir um carro. Esta é uma habilidade que aprendemos ao nos dedicar. Se você dirige, sabe que, no início tudo parece difícil, até que, com o tempo, dirigir se torna natural e automático.

Nosso relacionamento com as pessoas também pode ser aprimorado. Podemos usar nossa habilidade social para melhorar tanto nossa vida pessoal quanto profissional.

Se dois profissionais, com as mesmas qualificações, estiverem competindo por uma vaga, aquele com melhor desenvoltura social terá uma “vantagem invisível” sobre o outro.

E vai além… quem tem facilidade de lidar com pessoas, também cresce mais facilmente na carreira. Aqueles que dominam apenas suas habilidades técnicas precisarão trabalhar dobrado para compensar sua falta de aptidão social.

Não faltam relatos afirmando que os funcionários mais valiosos para as empresas são aqueles que, além da sua habilidade técnica também têm habilidades sociais. Este é o diferencial invisível que separa o bom do excepcional.

A questão que fica… você já está dando a devida importância à sua habilidade para lidar com as pessoas?

Gostou deste artigo? Está solteiro? Quer descobrir como funciona a arte da conquista? Clique aqui e conheça meu novo livro.

Grande abraço,

Eduardo Santorini

— Eduardo Santorini