Se existe uma verdade nesse mundo, é que é preciso ter muito cuidado ao se aproximar de uma mulher que você gosta. Tá que é sempre bom estar por perto e, de certo modo, “disponível” para as necessidades dela, já que assim você pode até mostrar companheirismo e cavalheirismo – coisas que qualquer mulher adora. Mas o caminho pode se tornar perigoso e, de companheiro e cavalheiro perfeito para ser o futuro namorado, você pode se tornar um sério candidato à friendzone.
O que é isso? Simples: é quando você se aproxima tanto da mulher, fica tão disponível e sempre querendo conversar com ela, que quando fala dos seus sentimentos ela solta a terrível frase de: “mas somos apenas amigos”. Ou, pior: “te vejo como um irmão”. Quer coisa pior do que isso? Além de estragar grandes possibilidades de romance, a friendzone também é grande candidata a dar uma enorme brochada em ambas as partes – ou você se vê mesmo pegando alguém que te vê como irmão?! Estranho, né?
Para evitar que esse seja seu destino – mesmo que você queira estar por perto e não curta joguinhos – veja aqui as principais maneiras de como não cair na friendzone. Ao contrário: como impressioná-la para saber que você tem mais talento para ela do que ser apenas mais um amigo.
Esteja perto… pero no mucho
Ter intimidade com a garota é legal, mas é aconselhável que você tente desenvolver essa aproximação só depois que o namoro já tiver sido assumido.
Explico: se você ficar toda noite ouvindo as lamúrias dela pelo chat no Facebook, com certeza ela vai passar a te olhar como um amigo em algum ponto da trajetória, invariavelmente. E numa dessas pode começar a ouvi-la desabafar sobre um ex ou sobre alguém de que ela está afim nesse momento…
… e o pior: quando você atinge a friendzone, não tem como só dar tchau e sair. Com certeza ela vai querer ter uma DR com você porque, bem, vocês são amigos e ela não te quer longe da vida dela. Então ainda periga de você ser sempre o ombro que ela precisa para chorar – e não importa a quantas baladas forem juntos, ela nunca deixará que você chegue nela. Ou, se você fizer isso, levará um bom fora.
Leia também: 3 passos para sair da friendzone
Conclusão: fique por perto, mas não muito. Apenas o suficiente para ser notado. Converse com ela, mas evite cair em assuntos que possam te fazer ter que ouvir por horas coisas da intimidade dela. Ajude com conselhos genéricos os problemas genéricos (“estou chateada no trabalho”, “meus pais estão pegando no meu pé”, etc), mas não insista em saber o que está causando tais desconfortos… ou a friendzone pode estar se aproximando.
Cavalheirismo tem limite
Outra coisa que você deve levar em consideração é que até mesmo o cavalheirismo tem limite. Oferecer uma carona de vez em quando é ok, se seu caminho passar por ela, mas oferecer sair de casa para buscá-la do outro lado da cidade porque ela brigou com amiga já é friendzone. No máximo sugira um táxi da sua confiança ou até pague um táxi para ela, se vocês estiverem na mesma balada e não morarem tão perto.
A dica é não passar por cima dos seus interesses ou obstáculos SÓ para fazer com que ela se sinta bem. Porque isso a gente faz por namorada, esposa, irmã ou amiga. E, se ela não for uma das três primeiras e você insistir em ser um “bom moço” mesmo assim… bem, ela correrá grandes chances de estar na quarta colocação da lista.
Oferecer uma carona de vez em quando é ok, se seu caminho passar por ela, mas oferecer sair de casa para buscá-la do outro lado da cidade porque ela brigou com amiga já é friendzone.
Resumindo: não seja babaca nunca, mas também não exagere para que ela comece a te ver como um amigão do peito. Principalmente se você realmente quiser ficar perto dele.