7 atitudes para superar o fim do relacionamento e dar a volta por cima

NOVO VÍDEO! Descubra como conquistar qualquer mulher com apenas 15 minutos de conversa… Saiba mais »

O término de um relacionamento nunca é fácil. São raras as vezes que alguém termina um relacionamento e consegue superar a ex, já no dia seguinte.

É uma mistura de ansiedade, frustração, medo, insegurança. O que vai acontecer daqui pra frente? Será que vou encontrar outra pessoa? Como serão meus finais de semana sozinho? Vou conseguir superar?

Quando todas essas incertezas se juntam, muitos começam a questionar se o término realmente foi uma boa ideia. Para alguns, a ideia de encarar este futuro incerto é pior do que continuar num relacionamento que não funcionava.

Mas toda essa mistura de sentimentos é normal.

É normal que no início você tenha dificuldades de se concentrar no trabalho, que sua produtividade caia, que você se sinta mal. É como se você estivesse gripado e precisasse de um período de repouso.

Lembre-se de que, ao final deste período de recuperação, você sairá ainda mais sábio e fortalecido.

1. Entenda o que passa na sua cabeça

Um ótimo exercício para te ajudar entender o caldeirão de emoções que está passando é escrever um diário.

Muitos diriam: “Mas um diário é coisa de adolescente desocupado!”

Entendo este tipo de reação. Mas também sei que fazer uma reflexão sobre o que você está sentindo é o primeiro passo para superar o término, sem sofrer tanto.

Pegue um papel e escreva seus sentimentos. Ninguém vai ler o que você escrever. Depois deste exercício, você apenas pode jogar fora. Esta reflexão, de como você se sente te deixará mais calmo.

Outro exercício, que tem o mesmo propósito, é fazer meditação. Meditar ajuda a baixar os níveis de cortisol (hormônio do estresse).

Ao escrever seu diário ou meditar você começa a colocar um pouco de ordem no caos que passa em sua cabeça.

2. Corte contato com a ex

Corte todo contato que ainda tiver com a ex (Foto: Gia Huy | Unsplash)

Corte absolutamente todo contato com sua ex.

Isso evita recaídas. Isso evita sentimentos de ciúme. Isso evita frustração. Isso faz com que você se prepare para seguir em frente com sua vida.

Comece excluindo e bloqueando sua ex de todas as redes sociais. Se necessário, também exclua todas as amigas dela. Você não quer, nem precisa saber o que ela anda fazendo.

Depois disso, fique longe dos lugares que você sabe que ela frequenta. Quanto maior a distância que você manter, melhor.

É um erro pensar que, para ter um término civilizado você precisa “manter amizade”, como se nada tivesse acontecido. Isso é bobagem! Todos sabemos que isso não funciona assim.

Sim, você pode ser civilizado. Mas tenha uma conversa adulta e madura com sua ex. Diga que, é melhor para os dois que vocês fiquem alguns meses sem se falar. Isso permitirá cicatrizar qualquer mágoa do passado e dará tempo para que você siga em frente com sua vida.

3. Não encare a dor da separação sozinho

Não encare a separação sozinho. Compartilhe o que você está sentindo com pessoas próximas, amigos, família, ou algum completo desconhecido que você acabou de conhecer.

Se isolar e carregar todo o peso sozinho acabará aumentando seus níveis de stress, ansiedade ou, em casos extremos, até mesmo depressão. Não tenha medo de buscar ajuda externa.

Conversar com pessoas que também passaram por términos dolorosos pode ser especialmente útil. Especialmente por ver como a pessoa conseguiu superar tudo e dar a volta por cima.

4. Saia mais com seus amigos

Reconecte-se com velhos amigos (Foto: Angelo Pantazis | Unsplash)

Aproveite este momento da separação para se aproximar ainda mais dos seus amigos. Reconecte-se com antigas amizades que estão em banho maria ou mesmo, esteja aberto para fazer novos amigos.

E mais: busque por aquele amigo alto astral, que te apoia, te valoriza, te ajuda a rir, mesmo nos momentos mais difíceis. Cerque-se de pessoas positivas, que te escuta, sem julgamentos.

Aproveite para dizer “sim” a mais eventos e convites sociais.

5. Cuide mais de você

Após o fim de um relacionamento, é comum nos descuidarmos e deixarmos de lado nossa saúde física e mental. Isso só piora as coisas.

Tenha especial atenção com sua alimentação e com atividade física.

Não afogue suas mágoas em vícios, como cigarro ou excesso de álcool. Se num primeiro momento isso poderia até te deixar mais relaxado, não vale a pena a longo prazo.

Vista-se bem, vá para academia, redobre o cuidado com a higiene pessoal. Não apenas porque isso te fará se sentir melhor, como também ajudará a recuperar toda sua confiança.

Isso será fundamental neste período que você estará se sentindo mais vulnerável que o normal.

E busque manter uma rotina. Após o término, pode ser que você queira alterar muito sua vida, sua rotina. Se faz isso, rapidamente tudo se transforma num caos de incerteza e ansiedade. Voltar à rotina normal te dará um senso de normalidade e calma.

6. Explore novos interesses

Explore novos hobbies (Foto: Marvin Meyer | Unsplash)

Um divórcio ou término de namoro é o fim de um ciclo. Tome esta oportunidade para explorar novos interesses. Basta de ficar apegado às mágoas do passado.

Você precisa preencher o vazio que ficou. Tanto sentimental quanto na sua agenda. Se antes você tinha programação para o final do dia, para os finais de semana … agora você precisa encontrar novos interesses para preencher a lacuna que ficou.

Pode começar um novo hobby, que a tempos planejava explorar.

Pode conhecer novas pessoas.

Pode aceitar novos projetos, criativos e desafiadores.

Pode aproveitar para fazer uma viagem por alguns dias.

Pode fazer um curso no final de semana.

Pode mergulhar de cabeça no seu trabalho e carreira.

Ao final deste ciclo, você sairá mais forte do que nunca.

7. Volte a sair com outras mulheres

Finalmente, a melhor parte do fim de um relacionamento, é que você tem infinitas possibilidades de novos relacionamentos para explorar.

Conheça novas mulheres, entre nos aplicativos de paquera, marque encontros.

Tudo sem pressa, sem ansiedade. Não espere que você vai encontrar uma nova namorada rapidamente. Quanto mais calma e tranquilidade você tiver nesta etapa, melhor.

(Leia também: 31 ideias para puxar assunto com uma mulher)

Ao final, você sairá fortalecido. Mais maduro, mais experiente e, pronto para encontrar sua alma gêmea.

O que vem depois?

Saber exatamente o que fazer para atrair e conquistar uma mulher é uma arma poderosa que todo homem deveria ter.

Ainda assim, a maioria dos homens nunca saberá exatamente o que fazer para atrair uma mulher.

É por isso que gravei este vídeo.

Você verá quais são os gatilhos da atração mais poderosos para deixar uma mulher interessada em você…

Dê o play

Clique aqui para assistir

Você também aprenderá a usar um gatilho da psicologia social, extremamente poderoso, mas pouco conhecido.

Isso funcionará mesmo que você seja tão tímido que fica com as orelhas queimando só de falar “oi” pra uma garota…

Ou se você já tentou se aproximar dessa pessoa antes mas as coisas não saíram como você queria…

Eu não tô falando de tentar comprar a mulher com jantares, viagens ou presentes caros.

Muito menos se trata de decorar meia dúzia de cantadas prontas nem de tentar fazer joguinhos de manipulação que, alguns por aí juram, ter o poder de hipnotizar a mulher…

Ao contrário, o que você verá no vídeo é baseado em um estudo pouco divulgado da psicologia e da observação daqueles homens que naturalmente sabem despertar atração nas mulheres.

Assista aqui e, nos encontramos do outro lado! :)

Eduardo Santorini

—Eduardo Santorini

Continuar…